sexta-feira, 8 de maio de 2009

A busca do livro perfeito


Deise Santos

Hoje, mais uma vez acordei com a vontande de encontrar o meu livro perfeito. Mas, tenho certeza que não vou achá-lo, pois ele vive se escondendo de mim, ou será que eu me escondo dele? Ando pela casa e vejo os jornais impressos do dia, mas prefiro ligar a tv e assistir aos noticiários, já que só usarei os ouvidos para saber o que está acontecendo no mundo e principalmente na minha cidade. Pronto, estou informado, assim posso ir a escola para adquirir mais conhecimentos através dos professores.


Chegando na sala de aula, encontro meus amigos e todos com os livros na mão esperando começar mais um dia de aula. E no corredor, aponta o professor de Literatura, Carlos Henrique, cheio de pose e intelectual, mas nem todos se agradam com o seu jeito de ensinar, porém eu particularmente não vejo defeito. A primeira coisa depois da chamada, é abrir o livro na página tal, a qual vamos ler, "entender", fazer exercicios e quando chegar em casa tudo o que foi feito em sala de aula, não passou de um momento insignificante. E eu, mais uma vez, ainda não encontrei o meu livro perfeito.


Passo pela estante de livros na biblioteca da escola, e não vejo uma capa que me chame atenção. E continuo a me questionar, porque não consigo de forma alguma achar o meu livro? É, sinto que o problema está em mim, e não no livro. A caminho de casa, me esbarrei numa senhora que carregava vários livros, eles cairam dos braços dela e eu, protamente ajudei a pegar, quando me abaixei para ajudá-la um dos livros estava aberto numa página, que tinha escrito assim: "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede", Carlos Drummond de Andrade.


Após ler, pude perceber que existia uma variedade de livros perfeitos, porém eu estava fechando os olhos quando passava por perto deles, fingindo que a minha mão não os alcançavam, mas agora que achei os livros perfeitos espero que você também possa encotrar o seu, seja ele nas bibliotecas da sua escola, casa, da internet, faculdade ou até nas bibliotecas oferecidas em sua região, aproveite todas as linhas de conhecimentos que esses livros trazem para que você não seja apenas um absorvedor de conhecimentos, e sim um disseminador.


Hoje, cerca de 39% dos 95.6 milhões de leitores brasileiros têm entre cinco e 17 anos. É o que mostra a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, ou seja, o hábito de ler vêm de dentro dos lares, assim chegando até as salas de aula, por isso jovens, busquem mais por seus livros perfeitos e poderá assim como eu, está entre os jovens que buscam o conhecimento e que não esperam o conhecimento bater em sua porta.

Um comentário:

  1. Dia desses fui ao Shoping Barra e resolvi comprar um livro que foi "feito para mim". Pelo menos, era o que parecia. A capa era chamativa, o resumo interessantíssimo. Olha só o título: PALAVRA DE ESPECIALISTA. Tudo de bom, né? Resolvi, então, investir meu rico dinheirinho nesse bendito "livro perfeito".

    Me dei mal. Ao chegar em casa fui ler a obra prima. Uma MERDA. O livro parecia ser escrito para crianças. Era "superficialíssissimo". Não falava coisa por coisa. Adoraria que minha professora me mandasse fazer uma resenha daquilo. Ela iria tomar um susto quando lesse os adjetivos que descreveriam o meu livro perfeito...rsrs

    ResponderExcluir