quinta-feira, 30 de abril de 2009

Orkut, ferramenta de comunicação dos jovens

Deise Santos

O orkut tem se tornado a cada dia uma parte fundamental na vida de muitos jovens, seja eles brasileiros, americanos, italianos, franceses entre outras nacionalidades. Pelo simples fato de atender algumas das necessidades desses que estão participando ativamente das transformações tecnológicas do mundo.

Esse site de relacionamento oferece vantagens e desvantagens a essa parcela da população que está conectado na maioria do tempo. Os usuários podem escolher seus amigos, reencontrar amigos de escola, infância, pode também entrar em comunidades, participar de conversas online, e um fator importante, através dessas comunidades criadas eles protestam, como forma de liberdade de expressão.

Algumas pessoas acham que o orkut vêm modificando o comportamento dos jovens, pois alguns utilizam para ameaçar e criar certo tipo de medo ou desafeto. Quando falamos de namoro, o que se passa em nossa mente é o fator briga, já que o ciúme impera nesse momento e principalmente as meninas se sentem sempre ameaçadas, mesmo quando não a motivos.

Um outro ponto que podemos perceber é referente a solidão, existem pessoas, e aqui no caso os jovens, que encontram no orkut um companheiro nas horas de 'desespero', quando brigam com os pais, perdem alguém próximo, o namoro acaba ou até mesmo por estar realmente se sentindo só num determinado momento da vida e se aproximam desse meio de comunicação para espantar suas mágoas ou aliviar seu estado emocional.

O orkut também pode ser utilizado como uma ponte para tratar de assuntos profissionais, principalmente dos jovens que querem está inseridos no mercado de trabalho, onde trocam informações através das comunidades específicas que trata da área que pretende atuar.

Enfim, talvez o orkut tenha se tornado um forte aliado dos jovens e também de seus responsáveis que acabam conhecendo um novo lado de seus filhos. Com vantagens e desvantagens o site de relacionamento ainda é questionado pela sociedade, mesmo que esse seja de interesse de muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário